A captação líquida da caderneta de poupança continua batendo recordes e o comportamento dos aplicadores tem surpreendido, principalmente aqueles que possuem acesso a uma maior variedade de produtos financeiros. E muitos arriscam explicações para o fenômeno.
Parcela dos leitores do Valor, a julgar pelos comentários sobre as reportagens, acredita que o persistente interesse pela tradicional modalidade é resultado da baixa educação financeira. O argumento é que a popularidade da poupança não seria tão grande se as pessoas tivessem maior entendimento sobre as alternativas de investimento mais complexas.
Com base no diagnóstico, os leitores sugerem carteiras, com diferentes graus de risco, para quem quiser sair da caderneta e aumentar a rentabilidade dos investimentos. As opções incluem títulos do Tesouro Direto e ações.
No entanto, é preciso cautela. A análise mais detalhada dos números mostra que conseguir ganhos superiores à caderneta é tarefa tão simples.
Até outubro deste ano, por exemplo, a rentabilidade acumulada da poupança, de acordo com as novas regras de remuneração dos depósitos, foi de 4,80%. O certificado de depósito interfinanceiro (CDI) – o principal indexador das aplicações de renda fixa – rendeu 6,47% e a Letra Financeira do Tesouro (LFT), papel do governo atrelado à taxa Selic, subiu 6,49%.
A Nota do Tesouro Nacional da série B Principal (NTNB-Principal) – título público corrigido pela inflação – teve um momento ruim e acabou registrando prejuízo de 13,25% no período.
Os indicadores, porém, não levam em conta os custos operacionais das aplicações financeiras. Considerando despesas de 1% ao ano com taxas de administração ou corretagem e deduzindo o valor do Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos, nenhuma das aplicações mencionadas ganha da poupança. O rendimento líquido do papel indexado ao CDI cai para 4,51% e a LFT diminui para 4,53%.
Uma objeção a essa comparação é o prazo da análise, muito reduzido. Se for considerado um período um pouco mais longo, de quatro anos por exemplo, a rentabilidade da poupança atingiu 30,10% enquanto a aplicação atrelada ao CDI variou 33,36%, considerando custos administrativos e IR.
Os papéis públicos tiveram desempenho ainda melhor. A LFT rendeu 33,70% e a NTNB-Principal quase o dobro, com ganhos de 61,45%, ambos líquidos de custos.
Na época, no entanto, o patamar de juros era mais alto. Quanto maior a taxa Selic, menos vantajosa é a aplicação na caderneta.
Outra possibilidade é comparar o desempenho da poupança com uma carteira de ações concentrada, por exemplo, em oito empresas dos setores financeiro, de energia elétrica e minerais não metálicos. A ideia é selecionar uma boa combinação de papéis, correr mais risco e conseguir maior retorno.
Se os investimentos fossem igualmente distribuídos em papéis da AES Tietê, Cemig, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Pine, Cielo e Eternit, conforme sugestão de um leitor, essa carteira hipotética estaria contabilizando lucro bruto de 15,46% no ano. Em quatro anos, a rentabilidade bruta seria de 89%. Mesmo com custos, confortavelmente acima da poupança.
O problema é manter o sangue frio para administrar as perdas momentâneas, que podem ser altas. Olhando retrospectivamente, a situação é sempre mais confortável.
A tabela abaixo mostra o desempenho das ações mencionadas no período entre 31 de dezembro de 2012 a 31 de outubro de 2013. A AES Tietê ON, por exemplo, acumula rentabilidade de 2,43% no ano.
O pior momento do papel ocorreu entre os dias 2 de janeiro e 25 de março e 2013, quando caiu 16,5%. A recuperação para o preço de 2 de janeiro ocorreu apenas em 15 de maio, 90 dias úteis após o fundo do poço.
Outro exemplo é BB ON, que tem valorização de 26,29% no ano. No pior momento, entre os dias 12 de abril e 3 de julho, o papel caiu 27,20% e somente recuperou o nível máximo anterior após 126 dias úteis. Ter a capacidade de manter o papel por todo esse período exige convicção e determinação.
No longo prazo as perdas máximas podem ser até maiores, como mostra o quadro a seguir.
Para ganhar da poupança em tempos de juros menores, é preciso acesso aos bons produtos de investimento, capacidade financeira para manter os recursos indisponíveis por certo tempo, convicção sobre as apostas e alguma dose de sorte. Além de um nível básico de educação financeira.
A falta de pelo menos um desses ingredientes talvez explique a opção pela caderneta e os sucessivos recordes de captação.
olha investir em acoes nao é ter educação financeira e sim ter capacidade de perder dinheiro ,investo em acoes a 8 anos e nunca consegui recuperar as perdas,a cinco anos atras comprei petr3 a 39,20 jbss3 a 28,00 e outras,nunca mais recuperei meu dinheiro,todos reclamao da ogx,mas nunca vi uma materia a respeito da sabesp que em um final de semana caiu de 93,00 para miseros 27,00 reais.o problema esta nas proprias empresas que estao passivas diante dos especuladores,muitos sequer sabe o real valor da uma acão,e se sentem soberanos para expecular e fazer prevalecer sua estupida opniao.assim sendo atirao no propio pé.daqui a pouco muitos sentirao falta da ogx,pois a petrobras e vale compondo o indice do bovespa é um crime,pois a petrobras é uma autarquia cheia de especuladores e a vale é outra,fazem dela gato e sapato,como li em outro comentario aqui nesse jornal bem interessante um bando de marreteiros picaretas,e metidos a investidores que com essa nova onda de day trade comprao a acoa pela manha e vendem a tarde,e isso tudo gera um quadro de caus na bolsa,essa metodologia do bovespa de deixar essas empresas compor o indice é um absurdo,pois a petrobras para mim é pior que a ogxp3.outro ponto que se deve ter atenção por parte da bolsa é com a abertura de compra de ações pela internet pois esta ficando claro como esse mercado não serve como referencia para economia não é serio é pura expeculação as ações derretem como gelo,sao muitos metidos a economistas agentes financeiros etc,falando ao mesmo tempo e nao se entendem.tudo depende de algo que acontesse la fora fed emprego nos estados unidos,um raio na china um espirro na europa ja é motivo para o bovespa derreter as acões,e no fundo acabo rindo pois esses falsos invetidores se auto destroem,isso explica porque o muitas instituições financeiras estao proximas da falencia ,e as empresas aceitando passivamente as atuações destes corvos .algumas perto da falencia e parecem não ter força para impedir esses abusos cometidos por pessoas que talves nem saiba onde fica reterminada empresa.isso seria educação financeira ou fazer parte de um bando de incapazes.
Olha, se tu não sabe que a “queda” da sabesp na verdade foi um desdobramento, ou seja, uma ação de 90 foi transformada em 3 de 30, seria um milagre tu ganhar dinheiro na bolsa; e mostra que tu não sabe nada do que tá falando aí (bem, talvez saiba mais que os colunistas do Infomoney)…
Cara, você escreve “reclamao” ao invés de reclamam e “comprao” ao invés de compram, então realmente seu lugar não é a bolsa, e sim a 4a série!
Se você olhar no seu teclado verá que a letra M está bem longe da letra O, portanto não foi um erro de digitação, e sim falta de educação formal mesmo.
Te aconselho a manter seu dinheiro protegido e não tentar coisas que estejam fora do seu alcance intelectual.
meu caro amigo endinheirado,voce deve ter muito dinheiro para perder, de investidor ou critico dessa roubalheira voce não tem nada,voce deve se aliar ao professor pasqalhe pois ao que parece voce é um critico da lingua portuqesa, que leu sim os erros da linqua portuguesa ,más de investimento voce é um fracasso.sera que voce como expert como investidor se é que seje um entendeu alguma coisa. para traduzir oque digo é so voce ver o volume negociado em cada pregão o giro financeiro da bolsa se é que voce acompanha.
Eu tenho um fundo do Banco do Brasil: BB Renda Fixa LP 90 mil, com taxa de 0,80%, e fazendo uma comparaçào por meses o por dias, ganha mais que a Poupança. Mesmo LCA, que ganha mais que LP 90 mil e mesma poupança. LCA è o melhor de todos
fiz um comentario ontem e hoje ele desapareceu ,so porque era bem didatico e de facil compreenção,foi retirado ou sera que a verdade sobre o mercado de acoes amedrontra .um jornal nao pode temer a opinião,so porque ela diz a verdade.a poupança vai capitar muito mais pois o mercado de ações é ditado por expeculadores,nesse mercado não trabalha economista más sim bidus,psicologos,um economista de verdade jamais atuaria ,pois esse mercado não é exato.outra coisa educação financeira vem das escolas,e sera que nas escolas publicas tem professores de economia,para se ter educação finaceira é preciso de bons professores,isso a escola publica não oferece.
ainda sobre o mercado de ações,bem didatico e simples.
ipo(oferta publica de ações)como funciona.imagine que voce tem uma empresa e abre seu capital na bolsa voce arrecada bilhões e nao investe como deveria na sua empresa,pelo contrario voce investi em mansão em miami,fazendas e abre negocios paralelos etc.pois bem com isso o seu lucro cai,os relatorios de desempenho da empresa são ruins,com isso as acões caem,como voce é dono do papel e alugou,ou seja alquem pagou 20,00 reais e ela esta valendo agora 8,00 reais,para onde foram os outro 12,00 reais(imagina) dai voce fica rindo com a desvalorização do papel,pois mesmo caindo voce esta ganhando na recompra do papel,veja o caso do eike batista voce acha que ele esta pobre ou se preocupa com os minoritarios.por tudo isso que a poupança ganha cada vez mais espaço,porque nesse mercado de acões esqueça voce so vai perder,não se iluda so a empresa ganha corretoras e bancos.pesquise no google cotaçoes historicas.este site é do uol ,depois de ver os valores dos papeis de cinco anos atras voce mesmo pode fazer uma avaliação doque estou dizendo.