Em termos concretos, a decisão do comitê de política monetária do Banco Central (Copom) de manter a taxa Selic em 14,25% ao ano ocasionou um aumento da diferença entre as taxas de juros de longo e curto prazo. No jargão, houve aumento da inclinação da curva de juros.
Para visualizar, considere o gráfico abaixo. Os três pontos assinalados na linha azul correspondem à taxa de juros (medida no eixo vertical) e o vencimento (medido no eixo horizontal) das LTNs vendidas pelo Tesouro Nacional no dia 10 de dezembro de 2015.
Os quadrados na linha vermelha do gráfico mostram as LTNs vendidas em 7 de janeiro de 2016. E as marcas na linha verde sinalizam as taxas do leilão do Tesouro ocorrido no dia 21 de janeiro de 2016, após o Copom.
É possível visualizar que a linha verde é mais inclinada, em relação ao eixo horizontal, do que a linha azul.
Inclinação da curva
Relação entre juros e prazo de vencimento das LTNs
Fonte: Tesouro Nacional
Outra maneira de avaliar a inclinação da curva de juros é calcular a diferença entre a taxa da LTN mais longa e a da mais curta, conforme indicado no gráfico abaixo.
Tamanho da inclinação
Diferença de taxas entre vencimentos diferentes
Fonte: Tesouro Nacional
No dia 21 de janeiro o rendimento da LTN mais longa era de 16,81% ao ano e a mais curta tinha taxa de 14,54% ao ano. No dia 10 de dezembro, a LTN longa rendia 15,96% ao ano e a curta 15,42% ao ano.
O fato em si de a curva de juros estar mais ou menos inclinada não tem tanta importância. O ruim são as alterações frequentes, porque implica perdas e ganhos elevados nas diferentes posições detidas pelos participantes do mercado financeiro.
O investidor deve interpretar a atual estrutura de juros como um aumento do risco. Apostar em papéis prefixados de longo prazo pode proporcionar ganhos maiores em relação aos de curto prazo. Mas é preciso que, de fato, a inflação convirja para a meta, conforme o esperado pelo Banco Central.
Explicação altamente didática, excelente!
Impossível acreditar em queda rápida de inflação, com esse nível de indexação e com a falta de vontade do governo federal em enxugar a máquina burocrática. Vamos ter inflação alta por muito tempo… é rezar para ela não subir mais ainda!!! Lembra do tempo do Sarney?
Prezado Marcelo,
Considerando as expectativas de manutenção ou redução da taxa Selic e de redução da inflação em 2016, a aquisição de LTNs a 16% com vencimento em jan/2018 mostra-se como um bom investimento?
Hoje, sim. A taxa de mercado caiu para menos de 15% ao ano.