Parâmetros para negociar debêntures da Vale

Os mais de 2 mil investidores que compraram as debêntures incentivadas da Vale, com rendimento isento de imposto de renda (IR), contabilizaram ganho de capital de 4% em poucas semanas. Quem não conseguiu adquirir os títulos na oferta inicial avalia, agora, a atratividade das cotações no mercado secundário.

A principal vantagem do papel é proporcionar, para os investidores sujeitos ao IR, ganhos maiores do que a remuneração das NTN-Bs de prazo equivalente. Se negociadas com a mesma taxa de juros, a isenção de imposto das debêntures incentivadas representa ganho de aproximadamente dois pontos percentuais em relação à remuneração após IR dos títulos públicos.

As debêntures da primeira série foram emitidas com taxa de juros de 6,46% ao ano mais a variação do IPCA. Na mesma data, a NTN-B com vencimento em 15 de agosto de 2020 era negociada com taxa de 6,64% ao ano.

Para avaliar a conveniência do investimento nas cotações atuais é preciso reunir informações relevantes para desenvolver as análises. Apesar de complexo, o site http://www.debentures.com.br, administrado pela Anbima, disponibiliza referências importantes.

A Anbima agrega as informações dos títulos de renda fixa negociados na Cetip, sistema privado de custódia e liquidação financeira de ativos. Os negócios são acordados diretamente entre as partes, sem a intervenção de terceiros, num modelo conhecido como mercado de balcão. É um mecanismo diferente das transações em bolsas de valores, em que as cotações são públicas e passíveis de interferência dos demais investidores.

Visando dar maior transparência para a formação dos preços e aumentar a segurança dos aplicadores, Cetip e Anbima disponibilizam dados referentes aos preços de liquidação dos negócios, cotações indicativas e características dos papéis.

No mercado de renda fixa, o parâmetro de referência para as negociações é a taxa de juros do ativo. No entanto, a liquidação financeira ocorre pelo preço unitário (PU) do papel. E conciliar taxa de juros com PU nem sempre é tarefa fácil. Para calcular o preço de um título de renda fixa corrigido pela inflação é necessário dispor de duas informações básicas: o valor nominal atualizado (VNA) do ativo e um calendário que indique o número de dias úteis entre a compra e a data do pagamento de cada cupom de juros e amortizações. Esse é o primeiro passo para calcular a taxa de retorno do investimento.

Para os profissionais do mercado, a Anbima oferece uma calculadora específica. Para os demais investidores, a saída é contar com uma assessoria especializada para evitar erros que possam gerar prejuízos. Se isso não for possível, é prudente consultar as cotações de, pelo menos, duas instituições financeiras de confiança.

Com base nas informações reunidas pela Anbima, é possível verificar que as debêntures da primeira série da Vale, negociadas na Cetip com o código VALE18, tiveram valorização expressiva, o que fez com que as taxas de retorno recuassem para até 5,52% ao ano.

O gráfico abaixo compara a taxa de retorno da VALE18 com a remuneração da NTN-B 2020 desde 12 de fevereiro. Fica evidente que parte da valorização do preço de mercado da debênture ocorreu devido à queda das taxas de retorno da NTN-B 2020 e outra parte foi gerada pelo aumento da diferença entre o rendimento dos dois títulos.

Vale18

A acentuada demanda pelos papéis da Vale, que derrubou as taxas de retorno em um primeiro momento, pode ser justificada pela vantagem da isenção do IR. No entanto, é importante definir parâmetros objetivos para evitar decisões precipitadas. Afinal, como mostra o gráfico, as cotações tendem a apresentar maior oscilação que o título público.

Existe um risco elevado ao comprar um título privado com prazo de vencimento tão longo. Se for preciso se desfazer do ativo em um momento ruim do mercado, a alternativa é vender para investidores qualificados, que possuem regra diferente para o recolhimento do IR. É importante acompanhar a evolução do mercado para identificar boas oportunidades de compra. E evitar armadilhas, reunindo a maior quantidade de informações possíveis.

2 thoughts on “Parâmetros para negociar debêntures da Vale

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s