Opção da XP para enfrentar mudanças na política do Fed

A possibilidade de o Fed, o banco central americano, reduzir o tamanho do programa de estímulos monetários pode causar uma reviravolta no preço dos ativos financeiros cotados nos mercados globais. Desde setembro de 2012, a política adotada é recomprar, mensalmente, determinado volume fixo de títulos que estão sendo negociados no mercado secundário.

A terceira rodada do chamado “afrouxamento quantitativo” (QE 3, na sigla em inglês) foi estabelecida em setembro de 2012. O Fed determinou que recompraria papéis no montante de US$ 40 bi por mês. Em dezembro as aquisições programadas aumentaram para US$ 85 bi por mês.

A lógica desta política é injetar mais dinheiro na economia com a esperança de reduzir os juros das operações bancárias para estimular os negócios e facilitar o consumo. A contrapartida, de ordem prática, é o aumento do preço dos ativos financeiros, especialmente das ações: com mais recursos disponíveis, os investidores ficam mais propensos a pagar mais caro pelos papéis.

O S&P 500, um dos mais relevantes parâmetros de referência para o mercado americano, por exemplo, subiu 30% no período de pouco mais de um ano e meio entre janeiro de 2012 e julho de 2013.

image

No entanto, existe limite para tamanha quantidade de dinheiro no mercado. No momento, a discussão é sobre quando o Fed irá reduzir o montante das recompras mensais. Quando isso acontecer, a expectativa é que os preços dos ativos sofram uma queda generalizada.

No fim de junho deste ano, a XP investimentos lançou um produto de capital protegido vinculado aos desempenho do índice S&P 500. Se o indicador cair, o cliente resgata o mesmo valor do investimento original, sem perdas.

Se a alta do índice for de até 20%, a rentabilidade da aplicação é igual à valorização do indicador. No entanto, se o S&P 500 subir mais do que 20%, a rentabilidade do investidor é fixada em 9%. A operação começou em 24 de junho de 2012 e termina em 2 de julho de 2013.

A aplicação tem proteção contra as perdas, mas elimina a possibilidade de ganhos extraordinários. Será que vale a pena?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s