Ganho relativo da poupança recua quando a Selic aumenta

A rentabilidade da caderneta de poupança em relação às demais aplicações financeiras é inversamente proporcional à taxa Selic. Significa que quanto maior a taxa básica de juros, menos vantajoso é investir na poupança.

As contas são complexas. O rendimento da caderneta é de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR), desde que a Selic seja maior do que 8,5% ao ano. O problema é calcular a TR. Criada na época da hiperinflação, a fórmula para definir a taxa ilustra a engenhosidade que era necessária para sobreviver num ambiente de descontrole do aumento de preços.

A TR é uma taxa difícil de ser explicada e virtualmente impossível de ser reproduzida. Apenas o Banco Central (BC) possui todas as informações necessárias para efetuar os cálculos.

As contas levam em consideração a remuneração média dos certificados de depósitos bancários, os dias úteis da aplicação e um fator, arbitrado pelo BC, que reduz o rendimento da TR.

O gráfico abaixo mostra, desde 23 de julho de 2009, a rentabilidade da caderneta de poupança como percentual da variação da taxa do certificado de depósito interfinanceiro (CDI) para períodos encerrados a cada aniversário da aplicação. No mesmo gráfico, no eixo da direita, aparece a meta da taxa Selic praticada na data do início de cada período.

CHASSIS ONLINE

 

A rentabilidade da poupança girou em torno de 75% do CDI até maio de 2010, enquanto a Selic permanecia em 8,75% ao ano. A partir de então a remuneração da poupança começa a cair, atingindo o patamar inferior a 65% do CDI em meados de julho de 2010. No mesmo intervalo a Selic subiu, até chegar ao pico de 12,5% ao ano.

Depois, a remuneração da poupança em relação ao CDI volta a subir, seguindo caminho oposto ao da Selic. A rentabilidae da poupança atinge picos quando a Selic cai para 7,25% ao ano.

Agora, com o BC ajustando a taxa básica de juros para cima, a tendência é que a remuneração da poupança em relação ao CDI volte a cair. A vantagem da tradicional aplicação sobre as demais alternativas parece estar com os dias contados.

7 pensamentos sobre “Ganho relativo da poupança recua quando a Selic aumenta

    • Quando a Selic sobe, a vantagem da poupança diminui em relação às aplicações indexadas aos juros de curto prazo, como a Letra Financeira do Tesouro (LFT) ou o CDB indexado ao CDI. Quando a Selic cai, a vantagem relativa da poupança aumenta.

  1. O valor e o prazo das aplicações devem influenciar bastante no momento da escolha. Fazer contas (uma projeção média, frente ao cenário atual) é inevitável.

  2. Parece haver alguma confusão.A poupança fica mais rentável quanda a selic sobe (0,5% + TR), mas perde um pouco a vantagem relativa em relação a outros investimentos.Quanto a TR, em quanto ela é modificada quando do aumento da selic?

    • A TR, na prática, é uma taxa manipulável. Ela depende da taxa média dos CDBs de 30 dias – um mercado sem liquidez – e de um redutor arbitrado e modificado periodicamente pelo Banco Central. Existe muita possibilidade de erro quando se tenta inferir a TR a partir da Selic..

  3. Eu tenho cá, minhas dúvidas sobre como o governo pretende administrar essas taxas num novo cenário de taxas altas. Como o dinheiro lastreado em Poupança financia parte das construções em moradias, o sistema de habitação usa esse dinheiro “barato” para financiar as construtoras e seus empreendimentos. Por outro lado, com a expectativa de alta dos juros, o cenário para poupança não será favorável e portanto, a tendência é um escapamento dessas aplicações. Como atender a esses resgates num momento do boom das construções ? Quem vai pagar o preço por mais este descasamento ? A saída me parece óbvio é via LCI ( letras de Crédito Imobiliário ), pois está alavancado exatamente nos empreendimentos imobiliários, antes financiados pela poupança e com o atrativo de isenção de IR.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s